sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Disclaimer: a idéia

A idéia de se criar esse blog vem me perseguindo desde o início dessa viagem.

Explico: Trabalho como consultor de negócios e meu posto de trabalho está em cada um dos clientes para os quais meu chefe consegue vender um projeto. Deste modo, não só não tenho um lugar definido pra mim em um escritório ou coisa que o valha em qualquer predio do Itaim, como - o que é bastante mais crítico - deixei tambem de ter uma residencia fixa.

Nas longas viagens que tenho feito a redor do país e do continente atrás dos clientes, tenho observado uma série de coisas interessantes, ouvido de muita gente sobre os mais diversos temas e, considerando isso um privilégio, tenho pensado em como isso enriquece meu repertório de experiencias vividas, argumentos desenhados, opiniões acerca de tudo.

Em maio desse ano fui designado para um projeto na Venezuela, um país om um papel bastante singular no modus operandi do nosso continente sul-americano e, por que não, do mundo, nesses últimos tempos. Tudo o que tem acontecido, desde 1998, nesse país, desperta ira e paixões nos corações e mentes de gente que eu conheço, gosto, desgosto, respeito e desrespeito.

Estar aqui, aparte de qualquer afinidade ou desafinidade ideológica é se ver dentro de de um processo histórico de grande impacto, muito particular e muito diferente de qualquer experiencia que um cidadao brasileiro comum como eu já possa ter vivido.

Diante disso, me inquieta a vontade que tenho de dividir as impressões que tenho tido acerca de tudo o que tenho visto e ouvido na rua, no taxi, no escritório, nas TVs estatais, na TV não estatal, nos jornais, no rádio, por todos os lados.

Quero deixar claro que esse blog não tem pretensão de ser um blog ideológico, nem mesmo um blog sobre economia, política ou sociedade. Apesar disso, há que ficar claro, como disclaimer, que, apesar de me considerar um cara de esquerda (moderadamente), fã do Lula, eu não gosto do Chávez, não acredito na revolção bolivariana e não aho que o socialismo do século 21 seja uma coisa viável e, ainda que fosse, não seria uma coisa boa. Esse é um blog que escrevo para os meus amigos, que sabem como eu penso, para dividir todas essas impressões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário