quarta-feira, 23 de setembro de 2009

El poder y el delírio

Em uma livraria de Caracas encontrei um livro que despertou meu interesse pelo título, pela foto da capa e, depois, pelo prefácio.
El poder y el delírio, do jornalista mexicano Enrique Krauze, se autodeclara um livro de jornalismo histórico, com rastros de crônica e análise política.

As primeiras páginas são particularmente úteis porque trazem um resumo da história venezuelana e latino-americana em toda a era pós-colonial, completamente ignorada em minha educação formal. Descobri que a Venezuela foi um caso particular na América Latina, um país que atravessou as décadas de 60, 70 e 80, marcadas pelas sangrentas ditaduras militares direitistas no continente, em uma democracia plena e próspera. Pude entender melhor a revolução de 1945, a figura de Rómulo Betancourt, os efeitos da ascensão e queda dos preços do petróleo, o Caracazzo.

Depois, a narração dos fatos que conduziram Chavez ao poder e suas estratégias, logros e falhas. O autor afirma que o livro segue a linha factual mas sem se abster da crítica. Lendo-o, me dei conta de que isso é fato mas, pelo prefácio, esperava que o tom da crítica fosse mais moderado. Tenho lido o livro pautando-me pelos fatos e fazendo a crítica por minha própria conta.

Minha opinião sobre a liberdade na Venezuela se resume em um fato: embarquei com meu livro na bagagem despachada. Tive medo de que a guarda bolivariana, ao vê-lo em minha bagagem de mão, pudesse dificultar minha vida.

Entrevista com o autor:



Um comentário:

  1. que adianta.
    ninguém me contrata pra nada.
    nem pra escrever:
    "Palmeiras vence cruzeiro e se isola na liderança do brasileiro"

    ah, realmente..
    pra isso não sirvo.

    ResponderExcluir